A APRENDIZAGEM COMO DESTINO: Reflexões sobre as contribuições do programa
PIBID no processo ensino-aprendizagem em alunos do ensino médio de uma escola
pública de Londrina (PR)
Autores:
André Camargo Lopes
Giovana Spoladore Amaral
Mauricio Ferreira de
Oliveira
Leirner, Nelson
O
Porco,
1966, porco empalhado em engradado de madeira, 83 x 159 x 62 cm
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo/Brasil .Registro fotográfico Rômulo Fialdini.
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo/Brasil .Registro fotográfico Rômulo Fialdini.
Resumo: O presente artigo expõe as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no processo de ensino na formação docente e, como essa relação concatenada com a proposta curricular da Disciplina de Arte das turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Roseli Piotto Roehrig redirecionaram o trabalho educacional para dentro de uma perspectiva real da aprendizagem dos alunos tanto os de graduação quanto os da rede básica de ensino integrados à proposta. As reflexões deste artigo são resultantes das experiências das oficinas do segundo semestre de 2012 e da oficina de arte contemporânea: Desconstrução e reconstrução de objetos de fevereiro e março de 2013. Os resultados desta experiência de ensino-aprendizagem viabilizaram um mapeamento da prática docente em seu viés mais problematizante a receptividade na aprendizagem.
No endereço eletrônico: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10492/7578