terça-feira, 24 de julho de 2012



No ano de 2009 iniciei atividades que procuravam explorar a performance enquanto linguagem e o vídeo experimental. Com celulares e máquinas fotográficas digitais, inciamos (alunos e professor) um conjunto de pesquisas destas linguagens e o seu potencial estético. Que resultou em trabalhos como Câmara de Ecos e instalações multisensoriais.
Empolgado pelo resultado do trabalho do ano anterior, no  ano de 2010, lancei a proposta de se realizar uma releitura do video "Eating a hamburger" de Andy Warhol (disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=HLg5GEhL8IU ), e tive como respostas um conjunto de releituras interessantes, porém, este vídeo desnevolvido pelos alunos Lucas, Robert e José Galvão se destaca pelo debate pretendido e pelo exercício de filmagem e edição (segundo vídeo).


Note por este vídeo que a releitura não se resume apenas a se apropriar de uma ideia de algum artista. É um árduo trabalho de reconstrução, em que as ideias iniciais que a promove, ao serem apropriadas são reorientadas para o discurso do leitor. É isso que tornou esse videoperformance tão significativo, ao contrário dos demais colegas que apenas reencenaram a performance, estes alunos reconstruiram a ideia de Warhol.   

2 comentários:

  1. eu estava muito feio...
    mas o trabalho foi bem feito.. e da para ver como a sociedade e gerada por consumismo, não poque eles querem, e sim porque não consegue se controlar diante das coisas que eles "acham" que é preciso em sua casa ou no dia dia...
    Ex: roupas, maquiagem, tenes, etc...

    ResponderExcluir
  2. Robert, o seu raciocínio assim como a sua performance estão corretos a respeito do consumismo, principalmente quando abordado como uma postura comportamental, e por que não cultural. Todavia, o que falta em sua observação é substiruir o sujeito eles por NÓS.

    ResponderExcluir